quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Planificação do projecto

A planificação está a ser elaborada por todos os elementos do grupo, para que haja um consenso na escolha dos temas e objectivos.
Com o desenrolar do trabalho, cada elemento será encarregue de uma tarefa específica que estará de acordo com as suas aptidões individuais, no entanto todos os elementos estarão presentes em cada etapa de trabalho e cooperarão entre si.

Os problemas que iremos abordar serão os seguintes:

o O que é a PHDA?
o Quem sofre desta perturbação?
o Quais os comportamentos que os hiperactivos adoptam?
o Quais as causas deste distúrbio?
o Como diagnosticar este transtorno nas escolas?
o Quais os factores que pioram o prognóstico?
o Quais os factores que promovem uma boa evolução?
o Como distinguir um aluno hiperactivo de um aluno irrequieto?
o Como integrar um hiperactivo no meio escolar e social?
o Como interagir/lidar com hiperactivos?
o Quais os métodos e estratégias de ensino para focalizar e manter a atenção?
o Quais os tratamentos e terapias adequados?
o Quais as implicações do PHDA no normal desenvolvimento da criança?

Os nossos objectivos com este projecto centrar-se-ão em:

o Pesquisar detalhadamente acerca da PHDA para poder informar a comunidade escolar;
o Distinguir comportamentos hiperactivos de comportamentos irrequietos;
o Tentar implantar novas estratégias para os professores lidarem com os discentes;
o Sensibilizar a comunidade escolar para esta perturbação comportamental;
o Criar um logótipo e slogan que identifiquem o trabalho e facilitem a sua divulgação;
o Realizar um estudo de caso sobre a patologia;
o Executar estatística escolar desta perturbação;
o Identificar quais as sugestões que podemos aconselhar à comunidade escolar;
o Formar a comunidade escolar (funcionários de apoio educativo, docentes e discentes) sobre como lidar/detectar este distúrbio;
o Aferir se existe eficácia no processo de inserção dos hiperactivos na nossa escola;
o Entrar em contacto com pessoas especializadas para desmistificar dúvidas acerca da PHDA;
o Angariar fundos para APCH e para o orçamento ,
o Realizar colóquios com peritos do distúrbio nas imediações escolares;
o Obter a opinião pública acerca da PHDA;
o Fazer parceria com associações;
o Integrar as mentorias no nosso projecto;
o Divulgar o projecto fora da escola (ex.: centros de saúde e outras instituições);



12º 1 - Grupo 2

0 comentários: