domingo, 1 de fevereiro de 2009

A hiperactividade com défice de atenção nas crianças e a depressão nos adolescentes são as perturbações pedopsiquiátricas mais diagnosticadas em Portugal, onde "não há números fiáveis", porque os diagnósticos são "muito complexos", revelou hoje à Lusa um especialista.  ler mais »
O médico Nuno Lobo Antunes vai estar em Beja, no dia 20, numa palestra que vai abordar o tema  "Hiperactividade e Défice de Atenção". As inscrições para participação estão abertas.  ler mais »
A ciência começa a reconhecer no café bebido com moderação um meio de prevenir doenças neurodegenerativas, mas agora há quem queira testar as propriedades desta bebida para tratar crianças com hiperactividade e défice de atenção, avança a agência Lusa.  ler mais »
Portugal é o país da Europa que mais medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e hipnóticos consome. Números que só se aproximam dos dos EUA. Um estudo recente revelou que temos uma incidência... ler mais »

Muitos problemas de indisciplina e de falta de assiduidade carecem de uma intervenção articulada da escola, da família e de uma ou várias dessas instituições/serviços. ler mais »

As crianças deprimidas apresentam sintomas diferentes dos adultos: irritabilidade, falta de concentração e hiperactividade são comuns. A doença é por isso subdiagnosticada. ler mais »


Há alunos com necessidades educativas especiais que transitam de ciclo sem diagnóstico e o devido acompanhamento. Intervenção com sucesso pode assim ficar comprometida. ler mais »

A prescrição de um conhecido psicoestimulante a crianças e jovens continua a aumentar tal como as dúvidas dos pais relativamente à segurança deste medicamento. Estaremos a sobremedicar os nossos filhos? ler mais »

Os números apanharam de "surpresa" o próprio coordenador nacional para a saúde mental, Caldas de Almeida. Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais na população e aproxima-se perigosamente do campeão mundial Estados Unidos... ler mais »

Ainda há muitas ideias erradas sobre esta patologia, que afecta entre 35 e 50 mil crianças em Portugal. Mas o tratamento atempado pode salvá-las das malhas do insucesso escolar. ler mais »

Esta notícia saiu no dia 07.11.09 na Revista Única. ler mais »

Escola recusa dar remédio a alunoProfessora justifica que não faz parte das suas competências administrar os medicamentos e que a toma de comprimidos prejudica as aulas.
 ler mais »

Na sua vertente de formação e ligação a meios universitários, o CADIn propõe um curso para estudantes inovador! ler mais »

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADin) pretende organizar três encontros com os seguintes objectivos: ler mais »

Entre 10 e 20 por cento das crianças europeias têm algum problema de saúde mental e um quinto delas terá uma perturbação psiquiátrica, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.. ler mais »

As crianças que revelam facilidade em escrever com ambas as mãos são mais propensas a ter problemas de comportamento na escola ou sofrer de hiperactividade ou défice de atenção, sugere um novo estudo britânico... ler mais »


Desatenção, hiperactividade e impulsividade são os principais sintomas da perturbação de hiperactividade com défice de atenção (PHDA), uma perturbação neurocomportamental que afecta entre 5 a 10% das crianças em idade escolar, sendo mais comum no sexo masculino... ler mais »

Os corantes e aditivos alimentares aumentam o nível de Hiperactividade nas crianças, revela um estudo britânico publicado na versão electrónica da revista médica "The Lancet". Investigadores da University of Southampton, Reino Unido, efectuaram testes de avaliação sobre o comportamento de 153 crianças... ler mais »

Chama-se 'Mindstation' e é um tratamento inovador criado em Portugal pela Clínica Leroy & Brandão utilizado para tratar o défice de atenção concentrada, com ou sem hiperactividade, e alguns aspectos do espectro autista e asperger... ler mais »